Que tal um Bonsai em sua casa?
Domqi segunda-feira, 19 fevereiro 2018
Ter uma árvore dentro da própria casa, parece ser uma ideia um tanto quanto louca e impossível. Mas saiba que com um bonsai, você pode sim realizar tal feito. O bonsai é uma árvore em formato de miniatura que pode sobreviver por muitas gerações. Seu cultivo é originário da China há mil anos, hoje em dia além da tradição, ele também serve com um ornamento, que deixará sua casa mais bonita e com um ambiente mais tranquilo.
Gostou da ideia? Que tal ter um Bonsai em casa então?
Confira aqui algumas dicas valiosas, que ajudaram você no cuidado da “mini árvore”
Plantio
Ele pode ser feito de três formas, que são:
– A partir das sementes de uma árvore que se deseja ter: esta técnica permite a modelagem do bonsai desde o início de crescimento da árvore.
– Com enxerto: esta técnica acelera o crescimento da planta e pode ser iniciada a partir da primavera.
– De uma árvore grande: utilize a muda de uma árvore escolhida e plante-a, cuidando para que o crescimento dela seja desenvolvido para que seja em miniatura. Isto pode ser feito com podas nos galhos e raízes.
Regando o Bonsai
Duas dicas são valiosas nesse momento:
– Não regue por pratos, isto poderá encharcar o solo. Você pode molhar as folhas do seu bonsai sem problemas.
– Dica: regue a planta sempre nos mesmos horários para acelerar a produção de nutrientes dela.
Iluminação
Essa dica é impontante, para a realização da fotossíntese.
Deixe o bonsai diretamente sobre o sol das manhãs, em uma rotina de 4 horas diárias poderá auxiliar no crescimento de uma planta saudável. Na parte da tarde, prefira a temperatura amena da sombra. O local mais correto para uma boa iluminação é próximo à janela.
Nutrição
Você poderá misturar à terra adubos orgânicos, granulados, em pó ou líquidos para dar à planta uma nutrição mais saudável. Veja com qual tipo de adubo ela se adapta melhor.
Troca de vaso
Após os primeiros dois anos da planta, você deverá transplantá-la para um vaso maior para que suas raízes se desenvolvam melhor. O momento mais específico de saber quando fazer isto é quando as raízes começarem a despontar sobre o vaso atual. A cada troca de vaso, você deverá cortar 2/3 do tamanho das raízes. Isto ajudará a planta a se renovar e crescer ainda mais forte e saudável.