Curiosidades sobre o Algodão
Domqi segunda-feira, 30 outubro 2017
De onde surgiu o nome Algodão?
A palavra deriva-se de um termo árabe “al-qu-tum” (o cotão) que significava felpa ou pelo. Foram os mercadores árabes que difundiram a planta na Europa, durante os séculos IX e XI, mantendo o mesmo vocábulo.
Vale destacar que com isso, o nome gerou palavras como Cotton, no idioma inglês.
Qual o maior produtor?
Atualmente a Índia ocupa o posto de maior produtor de algodão no mundo. A produção indiana é de cerca de 5,7 milhões de toneladas por ano, o que equivale cerca de um quarto do que é colhido no planeta. O segundo país neste ranking é a China, seguido por Estados Unidos e Paquistão. Já o Brasil é o quinto.
Mas quando tratamos de exportadores os norte-americanos encabeçam a lista, com uma fatia de 37% da exportação anual total no mundo. A Índia fica logo atrás com 12% da exportação mundial, o que revela que sua produção é na grande maioria para consumo interno.
E no Brasil, quais são os maiores produtores nacionais?
O estado do Mato Grosso que lidera essa lista, com cerca de 67% da produção nacional de algodão em pluma e em caroço. Em seguida aparece os estados da Bahia e Mato Grosso do Sul.
O plantio nessas regiões é realizado entre outubro e fevereiro, já a colheita se estende entre março a agosto. Cerca de 50% dessa produção é exportada, principalmente para a Indonésia e Coréia do Sul.
Existe algodão naturalmente colorido!
Alguma variedades do algodão têm colorações que variam entre o bege, o caqui e o marrom. Essas plantas já eram usadas há um bom tempo atrás, como pelos povos Incas, além dos africanos, árabes e australianos.
Essas variedades possuem genes responsáveis de tornar a fibra colorida. Há registros ainda de espécies de cores verde, roxa, vermelha, cinza e rosa. Porém a maioria delas tem fibras curtas, e não reúnem condições ideais para fiação.